Featured Video Play Icon

O Bom Dia Maranhão desta sexta-feira (09), apresentado pelo jornalista Eduardo Ericeira, entrevistou o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Barroso Fernandes. Na oportunidade, eles conversaram sobre ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar a economia e empreendedorismo no estado.

“No Maranhão, aproximadamente 95% das empresas estão ligadas a micro e pequenas empresas. A grande necessidade dessas empresas é o acesso ao crédito na parte relacionada à tecnologia e a capacitação para esse novo momento”, disse Cristiano.

Segundo o presidente da (ACM), um evento está previsto para acontecer na próxima quarta-feira (14), de 9h às 16h, na Associação. “A gente convoca esse pequeno empresário, porque ele passou bastante tempo fechado, e agora ele acaba voltando pro seu negócio. Nós temos aí parcerias com o SEBRAE, a FECOMÉRCIO, com o FIEMA, vários programas de capacitação, nós temos o programa Avança Maranhão, que tem visto ações até o final do ano”, declarou.

Durante o bate-papo, o jornalista lembrou que o período da pandemia trouxe a necessidade de readequação das empresas. Cristiano Barroso falou sobre a realização de rodadas de negócios e formas de voltar o comércio presencial. “A pequena empresa vai se recuperar a partir de 6 meses, a micro empresa a partir de 12 meses, e a MEI, que representa grande parte disso, a partir de 18 meses”, avisou.

Cristiano lembrou que alguns segmentos conseguiram retomar as atividades com todo o gás (como construção civil e setor imobiliário); gerando falha no abastecimento e elevação de preços. Em contrapartida, setores como turismo e eventos ainda estão incipientes. “O que a gente espera desse empreendedor é que eles realmente possam estar juntos e as entidades de classe têm feito o seu papel, de poder facilitar o acesso a programas”, assegurou.