FLA ajuda e Libertadores vira maior audiência semanal do SBT

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

O Ibope divulgou os índices de audiência das transmissões da Libertadores no SBT na semana passada. Com a goleada do Flamengo contra o Independiente Del Valle, por 4 a 0, pela primeira vez desde que chegou ao canal, a competição continental foi a maior audiência da emissora de Silvio Santos na semana.

Segundo os dados obtidos pelo UOL Esporte, a Libertadores no SBT teve média de 10,6 pontos de audiência e ficou na ponta do ranking dos programas mais vistos. O segundo lugar ficou o “Programa Silvio Santos”. O Patrão e dono da emissora, que tem sua atração exibida nas noites de domingo, registrou 8,2 pontos. O pódio é completado pela apresentadora Eliana. Com o seu programa dominical vespertino, a loira fechou com média nacional de 8,1 pontos.

Das 15 metrópoles medidas pelo Ibope que compõem a média nacional, chamado de Painel Nacional de Televisão (PNT), o SBT liderou os números em quatro: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Manaus. A capital amazonense, inclusive, também deu ao SBT o melhor desempenho em pontos de Ibope para a partida do Flamengo. Por lá, a transmissão comandada por Luiz Alano, com comentários de Eugênio Leal e Júnior Baiano, fechou com 25,3 pontos.

O segundo lugar no ranking das cidades ficou com Vitória, capital do Espírito Santo. Mesmo perdendo para a Globo, a partida fechou com 19,9 pontos de média, em uma cidade onde o número de flamenguistas é muito grande. Apenas em terceiro e fechando o pódio está o Rio de Janeiro, com 17,3 pontos. Na Cidade Maravilhosa, o SBT venceu a Globo, que marcou 12 pontos no horário com Botafogo x Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Em alguns momentos, a Globo chegou a ficar em terceiro lugar e perder para a Record.

O pior resultado nacional foi em Salvador. Com a exibição do jogo do Bahia na concorrente, a partida do Flamengo interessou pouco quem mora na capital baiana e registrou apenas 3,7 pontos. No mesmo horário, Botafogo contra o Bahia fechou com 20 pontos na Bahia. O pódio negativo é completado por Recife e Belo Horizonte, dois lugares em que o jogo entre River Plate x São Paulo fora exibido. Por lá, a partida narrada por Téo José marcou 5,3 pontos de audiência nas duas capitais.

Agora, o SBT só volta para a competição mais importante do futebol sul-americano no dia 21 de outubro, com jogos envolvendo o Palmeiras e o Flamengo. A expectativa até lá é estrear uma atração esportiva e acertar novas contratações para o seu núcleo esportivo. A ideia é estrear um programa semanal esportivo. O nome de Paloma Tocci, que tem prestígio na Band, é o que mais agrada para comandar o novo projeto do canal. Do UOL.