Prazo de inscrição em editais da Lei Aldir Blanc encerram nesta sexta-feira

Os editais da Lei Aldir Blanc: Conexão Cultural 3, Oficinas Artísticas e Fomento de Projetos Culturais estão disponíveis para inscrição até sexta-feira, 9 de outubro, no site da Secretaria de Estado da Cultura. Os editais de Fomento à Literatura Maranhense, Ativos Culturais Artesanato, e Fomentos de Projetos Audiovisuais ficarão abertos até o dia 23 de outubro.

Ao todo, são cincos editais de fomento cultural abertos, sendo um edital voltado para a renda básica, que prevê auxílio em três parcelas de R$600 a trabalhadores e trabalhadoras da cultura maranhense, e outro edital destinado aos artesãos e artesãs maranhenses, este elaborado em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).

O auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc aborda três aspectos para aplicação do recurso: auxílio emergencial de R$ 600 para agentes culturais, verba para espaços culturais e verba para editais. Os editais estão disponíveis para consulta e inscrição no site mapea

A Lei de Emergência Cultural, conhecida como Lei Aldir Blanc, prevê repasse de três bilhões de reais em recursos aos estados brasileiros, para auxiliar artistas, trabalhadores e trabalhadoras da cultura, coletivos e empresas culturais, que foram diretamente impactados pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus.