Mais de 6 mil mulheres devem ser atendidas durante campanha Outubro Rosa, diz Saúde

Acontece nesta quarta-feira (07) o lançamento da campanha Outubro Rosa, que tem como proposta a conscientização e prevenção ao câncer de mama. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde a programação inicia às 09h, na Policlínica Diamante.

Em seguida serão realizadas blitzen em pontos centrais nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias e Pinheiro para orientar sobre a importância de procurar os serviços de saúde para a prevenção do câncer. Durante a abordagem, serão realizados agendamentos de exames de mamografia com mulheres do público-alvo.

O tema deste ano é “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”. Estima-se que, com a campanha acontecendo em todo o estado, mais de 6 mil atendimentos voltados ao público-alvo, mulheres de 40 a 69 anos, aconteçam durante o mês de outubro.  A campanha acontece, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde, que ampliou a oferta de consultas com mastologista e exames de mamografia.

Até o momento, 137 pessoas receberam diagnóstico para o câncer de mama no Maranhão. O objetivo da campanha é incentivar a prevenção e garantir o diagnóstico precoce, que permite 90% de chance de cura se detectado na fase inicial.

Para agendamento da consulta e/ou do exame é necessário procurar um dos canais de marcação. São eles: o Viva Cidadão (Beira Mar, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping e Golden Shopping), através do aplicativo Procon MA, no site seati.segov.ma.gov.br/policlínica ou pelo Disque Saúde (3190-9091).

Somente para agendamento com mastologista é obrigatório o encaminhamento do SUS.