Mais de 50 postos estão disponíveis na capital para vacinação

Iniciaram nesta segunda-feira (5) as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A mobilização abrange todos os 217 municípios maranhenses e se estenderá até o dia 30 de outubro. A meta é imunizar 95% do público-alvo, que são crianças de 12 meses a menores de 5 anos contra a Poliomielite, e menores de 15 anos para preenchimento da carteira vacinal, conforme o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde. 

Nos postos de saúde, os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes deverão apresentar documento com foto do paciente, incluindo a carteira de vacinação. Somente na capital, são 55 pontos destinados para aplicação de doses imunizantes.

O atendimento acontecerá de 08h às 17h, nas Policlínicas Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária, e os Hospitais Dr. Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa. 

Confira a reportagem de Eduardo Ericeira sobre a campanha de vacinação:

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula afirmou que o apoio dos pais é primordial.

“Neste ano de 2020, em decorrência da pandemia, a queda da busca pelos postos de saúde para imunização teve um declínio maior. Pedimos a colaboração dos municípios, mas especialmente dos pais e responsáveis para que tragam as suas crianças para que elas sejam protegidas contra as doenças”, afirma.

As campanhas contra a Poliomielite e a Multivacinação acontecem de forma simultânea, com a escolha do dia 17 de outubro para ser o chamado Dia D. Além da Vacina Oral Poliomielite (VOP), serão administradas 17 vacinas na rotina de preenchimento da carteira vacinal aos pacientes que estiverem com o calendário em atraso.