Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa dia 5

Representantes do Governo do Estado do Maranhão, juntamente com técnicos do Ministério da Saúde e de municípios da região metropolitana de São Luís se reuniram para alinhar as estratégias para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. O encontro que foi realizado no auditório do Laboratório Central do Maranhão (Lacen-MA), apresentou indicadores e estratégias para imunizar crianças e adolescentes de 1 ano a menores de 15 anos. 

Serão duas campanhas acontecendo de forma simultânea, ambas no período de 5 a 30 de outubro, tendo o dia 17 como “Dia D”. A primeira tem como foco a prevenção à Poliomielite; e a segunda, o preenchimento da carteira vacinal, conforme o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde, para aqueles que estiverem com o calendário em atraso. 

Para alcançar o impacto epidemiológico esperado, o Maranhão tem a missão de vacinar 95% do grupo preconizado com a Vacina Oral Poliomielite (VOP). 

Entre as estratégias montadas para alcançar o público alvo estão a divulgação via mídias sociais, incluindo o aumento dos pontos de vacinação. Somente na capital, são 55 pontos destinados para aplicação de doses imunizantes.