Bombeiros confirmam uma morte e quatro feridos após desabamento em supermercado

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que, até o fim da noite desta sexta-feira (02), foram confirmadas uma morte e quatro pessoas com ferimentos leves devido acidente no Mix Atacarejo da Curva do 90, no bairro Vinhais, em São Luís.

Desde o registro do acidente, os bombeiros, as forças de Segurança Pública e a Secretaria de Saúde mobilizaram seus efetivos para localizar e socorrer as vítimas. “Os trabalhos continuam. Assim que forem encerrados, o comandante do Corpo de Bombeiros transmitirá informações”, assegurou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Atuaram no socorro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros do Maranhão, Batalhões da Polícia Militar e todos os órgãos de segurança. “Secretário de Segurança Pública e comandante do Corpo de Bombeiros estão no local, coordenando o trabalho das nossas equipes”, afirmou Flávio Dino durante os trabalhos.

Assim que soube do acidente, o governador do Maranhão determinou ao comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM-MA), coronel Célio Roberto, “dedicação integral ao acidente, visando à localização e socorro às vítimas”. Por volta de meia noite o coronel divulgou um vídeo sobre a operação na página oficial do CBM-MA em uma mídia social e disse que “as famílias estão tendo todo o apoio”.

O secretário de estado da saúde, Carlos Lula, falou que “todas as providências necessárias para assistência às vítimas estão sendo tomadas”. Ele garantiu que foram colocadas à disposição as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), Hospitais de Traumatologia e Ortopedia, Hospital de Cuidados Intensivos e o Hospital Dr. Carlos Macieira, bem como ambulâncias para somar aos veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Durante a operação de auxílio às vítimas, o secretário pediu calma e oração. Veja:

“Estamos fazendo um trabalho de retirada das mercadorias. Caíram quatro prateleiras e estamos esvaziando essas prateleiras que estão no chão para poder ver a questão de possíveis vítimas. A situação está sob controle e a PM está fazendo a contenção externa para evitar que curiosos ou familiares adentrem”, afirmou por volta das 21h30 o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pedro Ribeiro.

Após o incidente, uma grande multidão se formou nas imediações do supermercado. Motoristas ficaram presos em um grande engarrafamento e familiares tentavam chegar até a loja em busca de informações.

O momento do desabamento, que pode ter sido provocado após manobra de uma empilhadeira, foi registrado pelo circuito de videomonitoramento do estabelecimento. Pelo vídeo é possível ver o momento em que as pessoas começam a escutar o barulho das torres de prateleiras despencando e correm assustadas temendo serem atingidas. Em menos de 30 segundos, pilhas de mercadorias desmoronam de alturas diversas.

Houve correria, gritos e dezenas de pessoas – muitos delas funcionários – começaram a tentar procurar por vítimas que poderiam estar embaixo dos escombros. Atordoados, os populares tentam ajudar como podem, seja tirando crianças dos corredores ou retirando mercadorias na intenção de encontrar vítimas.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, disse que acionou e orientou à Secretaria Municipal de Saúde que preste o atendimento necessário.

“De imediato enviamos ambulâncias do SAMU e já estamos com médicos e demais profissionais de prontidão em nossas unidades de urgência e emergência (Socorrão I, II, Hospital da Criança e Unidade 24h da Zona Rural) para receber os feridos”, garantiu.

Dezenas e vídeos de celular circularam pelas redes sociais nas últimas horas. As imagens compartilhadas mostravam desde a correria para fugir do local até o barulho ensurdecedor após o Corpo de Bombeiros pedir que as vítimas tentassem indicar a sua localização. “Atenção vítima, aqui é o Corpo de Bombeiros. Se você me escuta, bata ou grite”, alerta um oficial do Corpo de Bombeiros.

O Grupo Mateus se manifestou por meio de nota sobre o ocorrido. Confira na íntegra abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Grupo Mateus lamenta informar que na noite dessa sexta-feira, 2 de outubro, houve um acidente no Mix Atacarejo da Curva do 90 no bairro do Vinhais.

Imediatamente, todas as autoridades de segurança pública do estado foram acionadas e prontamente iniciaram o trabalho de apoio e, neste momento, realizam o resgate e o socorro dos feridos.

O Grupo Mateus reforça que, neste momento, o que importa é o resgate dos envolvidas no acidente, o apoio às vítimas e seus familiares. Para nós, a prioridade são as pessoas!

Cores Comunicação