Lei para criação do Instituto Maranhense de Infectologia será sancionada próxima semana

O anúncio foi feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, em uma de suas redes sociais nesta sexta-feira (02). Além do Instituto, o Hospital de Doenças Infectoparasitárias Genesio Rêgo será criado após a sanção.

A proposta de criação foi feita pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa no mês de julho deste ano. O intuito é criar um equipamento de saúde destinado ao tratamento e estudo de doenças tropicais com ênfase nas endemias do Maranhão, através da instalação do Instituto Maranhense de Infectologia e do Hospital de Doenças Infectoparasitárias irão funcionar no prédio do Hospital Dr. Genésio Rêgo.

“No prédio que recuperamos na Vila Palmeira, e que hoje atende casos de coronavírus, desejamos instalar o Instituto Maranhense de Infectologia e o Hospital de Doenças Infectoparasitárias. Envio agora o projeto de lei à Assembleia Legislativa”, disse à época o governador em rede social. 

O Projeto de Lei (PL) 249/20 foi aprovado em sessão plenária no mês passado Assembleia Legislativa. De acordo com o PL aprovado, o IMI tem por objetivo prestar assistência, promover a educação e realizar pesquisas relativas às doenças infectoparasitárias no âmbito do Maranhão.

Para a consecução de seus objetivos, o IMI deverá desenvolver, dentre outras atividades, pesquisas nas áreas de epidemiologia e da saúde pública, tendo como foco as doenças tropicais e infectoparasitárias em geral, com ênfase nas endemias no Maranhão; e realizar convênios e programas de cooperação com outras instituições de pesquisa, entre nacionais e internacionais.