Uema emite nota de repúdio após ex-prefeito chamar surdos para discursar

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou uma nota repudiando a atitude do ex-prefeito da cidade de Santo Antônio dos Lopes, interior do Maranhão, Eunélio Mendonça, que chamou quatro surdos para discursar durante convenção partidária.

De acordo com a Uema, a atitude do candidato à prefeitura da cidade agride a dignidade humana e expôs os quatro cidadãos a uma situação vexatória. Confira a nota na íntegra:

O Núcleo de Acessibilidade da UEMA vem a público externar indignação e repúdio com o fato ocorrido na cidade de Santo Antônio dos Lopes, durante uma convenção partidária, envolvendo quatro cidadãos surdos.

A Atitude do pré-candidato a prefeito agrediu a dignidade humana das pessoas com surdez e expôs de forma vexatória os surdos que participavam do referido evento. A nenhum título o desrespeito e o menosprezo verificados no episódio em questão devem ser tolerados e admitidos como “normais”.

Que instituições democráticas de representação e defesa das pessoas com deficiência não silenciem diante da conduta tão flagrantemente condenável.

Além da Universidade, a Associação dos Surdos do Maranhão (ASMA), também se manifestou a respeito das atitudes de Eunélio Mendonça, e afirmou que rejeita veementemente a ação. Confira:

A Associação dos Surdos do Maranhão  (ASMA), vem a pública  manifestar repúdio contra a atitude do Senhor Eunélio durante um discurso feito no Município de Santo Antônio dos Lopes/MA. A postura desse senhor fere a dignidade humana da pessoa com surdez, do cidadão surdo.

Não podemos de forma nenhuma aceitar que uma pessoa que já foi Prefeito trate de forma tão abominável cidadão que, por falta de políticas públicas do Município em que vivem, foram vítimas do descaso e do abandono desse poder público.

Nós da comunidade surda maranhense rejeitamos veemente essa falta de respeito. Não podemos de formação alguma admitir que pessoas usem o surdo para chacota, expor ao ridículo, pois o sujeito surdo, é um cidadão ativo, que assumi posições, Graças aos movimentos e protestos, nos diversos espaços sociais interagem. Historicamente essa comunidade vem travando lutas imemoráveis para conquistar respeito à sua diferença linguística, à sua cultura, identidade.

O caso

O ex-prefeito do município de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça, durante convenção partidária na cidade, chamou um “grupo de surdos” para subir ao palanque e discursarem prestando apoio ao candidato.

A cena foi testemunhada e registrada por diversas pessoas, inclusive autoridades. As imagens viralizaram na última semana nas redes sociais.