Nova consulta com comunidade escolar para retomada das aulas será realizada

Nesta sexta-feira (25), o governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou novas medidas com relação à prevenção do novo coronavírus no estado. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta (24), o Maranhão chegou a marca de mais de 170 mil contaminados pela doença.

Durante coletiva, Dino afirmou que uma nova consulta com a comunidade escolar para avaliar a volta às aulas na rede pública do estado, será realizada a partir desta sexta (25) e deve seguir até o dia 30 de setembro. A última consulta foi realizada no início deste mês. De acordo com os resultados, mais de 50% dos entrevistados à época, não manifestaram interesse quanto à volta das aulas presenciais no estado.

Podem participar estudantes matriculados em escolas da rede estadual, seus familiares e professores. A votação ficará aberta até as 23h59 da próxima quarta-feira (30) e, para participar, os interessados devem acessar o link disponível no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br) e responder aos questionamentos.

O governador informou ainda, que dentre as medidas que visam o aquecimento da economia, serão concedidos descontos de 55% a 90% nos valores de juros e multas sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por meio do Programa de Pagamento e Parcelamento.

Flávio Dino destacou que na cidade de Imperatriz, será realizado entre os dias 5 e 23 de outubro, o sistema drive thru para que a população possa ser submetida a testes rápidos da COVID-19. A segunda maior cidade do estado registrou 10 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo o último boletim divulgado pela Secretária de Estado da Saúde (SES).

O governador atualizou também os números relacionados à COVID-19 no Maranhão. Ele reforçou que a taxa de ocupação de leitos atualmente está abaixo de 30%, e que há quase 100 dias, a taxa de contágio no estado é de 0,85, ou seja, menor que um, considerada uma das mais baixas do país.