Pessoas em situação de rua recebem carteira de acesso a refeições gratuitas

Pessoas em situação de rua agora podem ter acesso aos restaurantes populares da capital por meio de carteira de identificação. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social. A carteira será utilizada para facilitar o acesso gratuito desse público às refeições diárias produzidas pelo restaurante. O serviço é gratuito para pessoas em situação de rua.

“Eu pedia comida na rua, mendigava nas portas das casas e dos restaurantes. Tinha dias que eu nem comia nada. Agora muita coisa mudou. Eu faço as minhas refeições todos os dias, não passo fome e estou com minha saúde em dias. A comida é maravilhosa e aqui a gente tem água gelada e até suco”, disse Renilson Paixão.

Segundo o secretário Márcio Honaiser, além das refeições ele prevê que no início do mês de outubro a Sedes retomará com as capacitações sobre Segurança Alimentar e Nutricional a esse público, que estavam suspensas por conta da pandemia.

“A entrega da carteira de identificação vai colaborar para que eles continuem recebendo uma alimentação saudável e orientação nutricional de forma gratuita”, explicou o secretário. 

A secretaria municipal de Assistência Social (Semcas), Andrea Lauande, afirma que a carteira de acesso aos restaurantes representa um marco na garantia de direitos à população em situação de rua.

“Essa simples carteira serve de identificação em vários locais, para aqueles que muitas vezes são invisíveis para a sociedade. Ela permite não só o acesso à uma alimentação saudável, mas também a dignidade de poder ter acesso à uma política pública de direito”, declarou a secretária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.