Conheça o perfil dos candidatos à prefeitura de São Luís para as eleições de 2020

Falta pouco mais de dois meses para as eleições deste ano. Nos dias 15 e 29 de novembro, serão realizados o primeiro e segundo turno, respectivamente, que irão eleger vereadores e prefeitos em todo o país.

Na capital maranhense não é diferente, e a corrida eleitoral para a prefeitura municipal já está a todo vapor. A movimentação dos interessados ao pleito eleitoral do Palácio de La Ravardière se consagrou com as convenções partidárias que estão sendo realizadas desde o fim do mês passado.

Para que conheça um pouco melhor os candidatos, o portal MA10 traçou o perfil dos candidatos que estão concorrendo à vaga no Executivo Municipal. Confira:

Adriano Sarney (PV)

Foto: Divulgação

Adriano Sarney, tem 40 anos de idade e é natural de São Luís do Maranhão. É economista, administrador e empresário. Iniciou sua trajetória na política no ano de 2014, quando foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Verde (PV), e reeleito em 2018.

É membro de três comissões permanentes da Assembleia Legislativa: Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Comissão de Assuntos Econômicos, da qual é presidente. Adriano também é o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa ao governo Flávio Dino.

O deputado anunciou que iria concorrer nas eleições para a prefeitura em dezembro do ano passado, e no último dia 31 de agosto, o PV oficializou sua candidatura. O anúncio foi realizado durante convenção na sede do partido em São Luís. A fisioterapeuta e atleta Vall Nascimento é a candidata a vice-prefeita na chapa.

É a primeira vez que o deputado concorre à prefeitura da capital maranhense.

Duarte Júnior (Republicanos)

Foto: Divulgação (Assembleia Legislativa do Maranhão)

Formado em Direito, mestre em Políticas Públicas pela Ufma e pós-graduado em Gestão Pública pela UEMA, Duarte Júnior foi presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), Viva e dos PROCONs Nordeste, entre 2015 a 2018.

Duarte Júnior de 33 anos, nasceu no Rio de Janeiro, e ainda jovem se mudou para a capital maranhense. Ele está exercendo seu primeiro mandato como Deputado Estadual, quando foi eleito em 2018 com mais de 65 mil votos.

A candidatura do deputado à prefeitura de São Luís foi oficializada pelo Republicanos em convenção partidária no último sábado (12). Para vice-prefeita, o partido anunciou a advogada Fabiana Vilar.

Bira do Pindaré (PSB)

Foto: Divulgação

Bira do Pindaré é natural do município de Pindaré-Mirim, de 51 anos e é advogado, bancário e professor. Foi deputado estadual entre os anos de 2010 a 2014 e atualmente está no seu primeiro mandato como deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Bira começou sua jornada política na pastoral da juventude da Igreja católica.

No último sábado (12), o PSB oficializou a candidatura de Bira do Pindaré à prefeitura de São Luís, que terá como candidata a vice-prefeita é a jornalista e professora universitária, Letícia Cardoso.

Carlos Madeira (Solidariedade)

Foto: Divulgação

Natural de São Luís, Carlos Madeira de 61 anos, já atuou como juiz estadual e federal, promotor de justiça e professor universitário. Até janeiro deste ano, Carlos Madeira estava atuando como juiz federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, quando saiu do cargo para disputar as eleições municipais da capital maranhense.

A oficialização de sua candidatura foi realizada na última quarta-feira (16), pelo partido Solidariedade. A chapa terá como candidato à vice-prefeito o Capitão Jeremias do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA).

Eduardo Braide (Podemos)

Foto: Divulgação

Nascido em São Luís, Eduardo Braide, de 44 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O candidato já atuou como Secretário Municipal do Orçamento Participativo da capital maranhense entre 2009 e 2010. Além disso foi diretor da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Esta é a segunda vez que Eduardo Braide concorre à prefeitura de São Luís. Foi eleito deputado federal e também cumpriu dois mandatos como deputado estadual. Atualmente é líder do PMN na Câmara dos Deputados.

A convenção partidária para anunciar a candidatura do deputado pelo Podemos foi realizada no dia 14 de setembro. Para vice, a professora e policial militar Esmênia Miranda será a candidata pela chapa.

Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)

Foto: Divulgação

Jeisael Marx, tem 41 anos, é natural de São Bento, e formado em jornalismo pela Faculdade Estácio São Luís. Além disso, é publicitário e apresentador de TV. Esta é a primeira vez que ele irá disputar as eleições para a prefeitura da capital maranhense.

A Rede Sustentabilidade oficializou a candidatura de Jeisael à prefeitura no último domingo (13), durante realização da convenção partidária. Quem também irá compor a chapa como candidata a vice-prefeita, é a porta-voz da Rede no Maranhão, Janicelma Fernandes.

Rubens Júnior (PCdoB)

Foto: Divulgação

Nascido em São Luís, Rubens Pereira Jr. é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e trabalhou como Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Rubens foi eleito como Deputado Estadual do Maranhão por dois mandatos nos períodos de 2006 a 2014. Em 2014 foi eleito Deputado Federal e reeleito em 2018. Enquanto Deputado Federal, Rubens Junior atuou como membro da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ), além de ter sido vice-líder do PCdoB na Câmara.

Começou a carreira política ao ser eleito deputado estadual pelo PRTB em 2006, sendo reeleito em 2010 pelo PCdoB. Em 2019, assumiu como titular da Secretaria das Cidades (Secid) no atual governo do estado.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), oficializou sua candidatura durante convenção partidária realizada no último domingo (13). Para disputar o cargo de vice-prefeito, o vereador Honorato Fernandes será o candidato.

Silvio Antônio (PRTB)

Foto: Divulgação

Durante convenção partidária realizada nesta quarta-feira (16), o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), anunciou a candidatura de Silvio Antônio para disputar as eleições para a prefeitura de São Luís. Para compor a chapa como candidata à vice-prefeita, o PTRB anunciou a sargento Ana Célia.

Natural de São Luís, Silvio Antônio Guimarães tem 51 anos, é teólogo, administrador e líder eclesiástico. Foi candidato a deputado estadual em 2010 e oito anos depois foi candidato a deputado federal pelo Maranhão.

Neto Evangelista (DEM) 

Foto: Divulgação

Neto Evangelista iniciou sua trajetória como parlamentar maranhense aos 22 anos, ainda em 2010. Formado em direito, Neto também foi servidor do Poder Judiciário por três anos.

Participou de uma disputa eleitoral pela primeira vez em 2012, sendo eleito deputado estadual e reeleito em 2015. Neto Evangelista pediu licença do cargo para assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.  

Em 2012, ocupou a presidência interina da Assembleia Legislativa. Presidiu uma das comissões mais importantes da Assembleia: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e atualmente assume a Comissão de Orçamento.

A convenção para oficializar a sua candidatura foi realizada no sábado (12) pelo partido Democratas (DEM). A assistente social Luzimar Lopes é quem vai compor a chapa como candidata à vice-prefeita.

Hertz Dias (PSTU)

Foto: Divulgação

Natural de São José de Ribamar, Hertz Dias tem 49 anos, e é professor de História da rede pública municipal e estadual. Hertz se candidatou à vice-presidência do Brasil, na chapa com Vera Dias, no ano de 2018. É co-fundador do movimento Hip Hop Quilombo Urbano, considerada uma das mais antigas organizações de Hip Hop do país.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura de Hertz no dia 10 de setembro. Como candidato à vice-prefeito pelo partido, foi anunciado Jayro Mesquita.

Franklin Douglas (PSOL)

Foto: Divulgação

No último domingo (13), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou durante convenção partidária a candidatura de Franklin Douglas à prefeitura da capital maranhense. Como candidato à vice, o PSOL anunciou um dos fundadores do partido na capital, José Ribamar Arouche.

Franklin tem 47 anos, é formado em direito e comunicação, além de ser mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA. Esta é a primeira vez que Franklin Douglas irá disputar as eleições para a prefeitura municipal da capital maranhense.

Yglesio Moisés (PROS)

Foto: Divulgação

Ludovicense, Dr.Yglésio tem 39 anos, é médico, professor universitário, e está no primeiro mandato como deputado estadual. Deu início a sua trajetória política em 2012, quando se candidatou a vereador de São Luís pelo Partido dos Trabalhadores (PT). No ano seguinte, atuou como diretor do Hospital Djalma Marques (Socorrão). Nas eleições de 2018, foi eleito Deputado Estadual pelo PDT.

A oficialização da candidatura de Yglésio foi durante convenção partidária realizada pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), no dia 11 de setembro. Como candidato à vice-prefeito, o PROS anunciou o médico Mauro César.