Home Política Mulheres representam quase 55% do eleitorado na capital maranhense

Mulheres representam quase 55% do eleitorado na capital maranhense

Featured Video Play Icon

Dos 699.954 eleitores aptos a votar este ano em São Luís, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, 382.678 são mulheres. O que corresponde a 54,7 % do eleitorado da capital maranhense. No Maranhão, ainda de acordo com o TRE-MA, há mais de 4 milhões e meio de eleitores em 2020.

O reflexo da participação feminina também é visto também na disputa eleitoral na capital maranhense. Seis candidatos à prefeitura de São Luís escolheram mulheres para serem suas vices para o pleito deste ano.

De acordo com a pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Berenice Gomes, a participação das mulheres na política e na composição das chapas é de grande relevância e representatividade.

“É preciso perceber que as mulheres não podem participar da política somente como coadjuvantes, elas têm trajetórias de vida importantes, são gestoras, se destacam profissionalmente, e isso nos leva a pensar: Por que não temos mulheres encabeçando as chapas?”, questiona.

No último pleito, realizado em 2016, dos 9 candidatos à prefeitura da capital maranhense, 3 eram mulheres. Na Câmara Municipal, são apenas 3 vereadoras, de um total de 31. E na Assembleia Legislativa, dos 42 parlamentares, apenas 8 são mulheres.

Ainda de acordo com a pesquisadora, há uma necessidade que os próprios partidos explorem mais os bons quadros que existem tanto na sociedade em geral como na gestão pública, para ampliar a representação feminina na política.

“Indicadores mostram que a presença, trajetória das mulheres contribui na corrida eleitoral. Elas são importantes para serem vices, mas são mais importantes ainda para serem também protagonistas nas chapas”, finaliza.