Home Maranhão Universidades estaduais definem retorno das atividades de forma remota

Universidades estaduais definem retorno das atividades de forma remota

Universidades estaduais definem retorno das atividades de forma remota

Nesta segunda-feira (14), retornam as aulas na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), de forma remota. Na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), as aulas reiniciaram na quarta-feira (9), também remota. A medida foi definida em reunião dos conselhos universitários, com base em consulta pública online com gestores, professores e estudantes. O documento aprovado pelos órgãos estabelece as normas e diretrizes para o ensino remoto, novo calendário acadêmico e atividades de pesquisa e extensão, devido o cenário de pandemia do novo coronavírus. 

 Na UEMA, o semestre 2020.1, vai de 9 de setembro a 14 de novembro; e o segundo semestre vai de 7 de dezembro de 2020 a 20 de março de 2021. Na UEMASUL, o retorno do semestre 2020.1 será na próxima segunda-feira, 14 de setembro e encerra 23 de dezembro; o segundo semestre vai de 04 de janeiro a 17 de abril de 2021. As datas de matrículas, das avaliações, de publicações de editais, transferências interna e externa, colações de grau, entre outras atividades constam nas resoluções que podem ser acessadas nos sites das instituições. 

As universidades lançarão ainda editais específicos para implementar política de apoio digital a professores, assim como para inclusão dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Estudantes que integram grupos de pesquisa na iniciação científica, terão prorrogados os prazos para apresentar relatórios em andamento, podendo ser apresentados de forma incompleta ou até cancelados, sem prejuízo ao aluno.

Mesmo com  as aulas na modalidade remota, professores e alunos poderão utilizar os laboratórios das universidades para projetos que têm fomento. Os protocolos sanitários definidos pelos órgãos de referência serão cumpridos durante a utilização dos espaços das instituições. Está em formulação a implantação de período letivo especial – 2020.3 para avaliar acertos e necessidade de melhorias para o planejamento dos períodos 2020.1 e 2020.2. Com informações da assessoria.