Home Cultura Secretário de cultura fala no Resenha sobre celebração dos 408 anos de São Luís

Secretário de cultura fala no Resenha sobre celebração dos 408 anos de São Luís

Featured Video Play Icon

A festa de celebração dos 408 anos de São Luís esse ano vai mudar de endereço e o público poderá curtir de onde quiser. Com atrações artísticas para todos os apreciadores da musicalidade maranhense e brasileira, a recheada agenda acontecerá por meio de lives, de 5 a 8 de setembro, com apresentação da cantora Alcione, Rita Benneditto, Zeca Baleiro, César Nascimento e Tião Carvalho. Neste sábado (05) o programa Resenha, apresentado por John Cutrim e Robson Júnior, entrevistou o secretário de Estado da Cultura Anderson Lindoso.

Realizado pela Cocar Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do estado e apoio do Mateus, o evento ‘SLZ 408 anos’ será totalmente online, devido a pandemia, com transmissões pelo canal do Youtube,  pelo Instagram @governoma,  no Facebook GovernoMA e no Twitter GovernoMA. 

Para abrir a série de shows das celebrações, o cantor e compositor maranhense Tião Carvalho, representante das tradições culturais do Maranhão com múltiplas experiências artísticas acumuladas ao longo de mais de 40 anos de carreira, se apresentará às 19h do próximo sábado (5). 

Tião Carvalho promete presentear a cidade de São Luís, levando ao público  manifestações populares, como as canções que remetem ao bumba-meu-boi, o baião, o xote, o maracatu, o reggae maranhense e o samba na sua mais ampla diversidade de ritmos. “A proposta do espetáculo é sensibilizar o público com sua história, cantada e contada, através do resgate de canções que mais marcaram minha carreira. Celebrando a tradição maranhense e os elementos vivos da cultura negra e afro-brasileira originária dos quilombos”, adiantou o artista.

Na segunda noite do evento, domingo (6), a apresentação será por conta do intérprete e compositor César Nascimento, que se destaca no cenário musical pela ampla atuação no norte e nordeste do Brasil.  

E para abrilhantar a noite da segunda (7), véspera do aniversário de São Luís, a cantora e compositora Alcione mesclará o repertório do seu novo projeto “Tijolo por Tijolo”,  com grandes hits que marcaram sua trajetória, como “Sufoco”, “Gostoso Veneno”, “Estranha Loucura”, “Faz Uma Loucura Por Mim”, “A Loba” “Além da Cama”, “Você Me Vira a Cabeça”, “Meu Ébano” e “Não Deixe o Samba Morrer”.  

E na data oficial do aniversário da Ilha, terça (8), a cantora maranhense Rita Benneditto abrirá a noite, trazendo em sua apresentação um repertório com foco nos compositores Zeca Baleiro, Tribo de Jah, Donalto Alves, João do Vale, Joãozinho Ribeiro, realizando um passeio pelas canções maranhenses.

E para encerrar a programação, ainda no dia 8, às 20h30, o artista Zeca Baleiro fará um concerto em homenagem a São Luís. Zeca, que lançou recentemente os álbuns “O Amor No Caos” e “Canções d’Além-mar”, deve brindar o público com algumas novidades, além de rebobinar canções de seu repertório afetivo e do cancioneiro maranhense.