Home Maranhão Porto do Itaqui amplia capacidade de movimentação de grãos para 20 mi de toneladas

Porto do Itaqui amplia capacidade de movimentação de grãos para 20 mi de toneladas

Featured Video Play Icon

O Porto do Itaqui avança para um novo estágio de crescimento com a expansão do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). O início das operações foi anunciado nesta quarta-feira (02) em entrevista coletiva realizada pelo Governo do Estado e o Consórcio Tegram. O investimento para expansão do Terminal de Grãos superou os R$ 230 milhões.

Atualmente, o Porto do Itaqui tem capacidade para receber navios com até 150 mil toneladas de carga. A ideia do governo do Estado é que até 2022, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) seja referência em gestão portuária no Brasil. Foi destacada a localização privilegiada do Porto do Itaqui em relação aos principais mercados e com uma área de influência que abrange 50 milhões de pessoas, 7 estados dependem diretamente do Porto do Itaqui para movimentação de cargas.

Os estados que compõem o Grupo Matopiba detém maior volume de exportação no país, com destaque ao Maranhão. O estado atualmente exporta cargas para diversos estados da federação, com destaque ao nordeste e centro-oeste. Outro fator positivo ao Maranhão é que o estado é atravessado por três ferrovias, importantes ferramentas para o escoamento de cargas.