Home Maranhão UFMA se manifesta sobre corte orçamentário para 2021

UFMA se manifesta sobre corte orçamentário para 2021

UFMA se manifesta sobre corte orçamentário para 2021

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), se manifestou nesta terça-feira (11), sobre a redução orçamentária para o ano de 2021, anunciada nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), em função da crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Em nota, a instituição informou que apesar da redução em torno de 18% a 24%, estarão garantidas as despesas com pagamento de pessoal (servidores públicos). Mas, atingirá investimentos pretendidos no ensino, pesquisa e extensão, nomeação e progressão.

A universidade garantiu o retorno do calendário acadêmico para o dia 14 de setembro, na modalidade remota/híbrida. O formato presencial é opcional, observando-se rigorosamente todas as medidas de segurança sanitária.

Leia:

“Todas as instituições federais de ensino superior já estão se mobilizando para, como é próprio do sistema democrático, unir forças em prol da revisão desta medida, para tanto dialogando com o Congresso Nacional.

A UFMA reitera, publicamente, a luta pela não redução do seu orçamento, já bastante comprometido. Como bem mostrou esta pandemia, o investimento em ensino, pesquisa e extensão é imprescindível para o desenvolvimento do país – e, no nosso caso específico, do Maranhão”. 

Matérias relacionadas: