Home Maranhão São Luís Uso de quadriciclos será fiscalizado em praias de São Luís

Uso de quadriciclos será fiscalizado em praias de São Luís

Uso de quadriciclos será fiscalizado em praias de São Luís

A fiscalização do uso indevido de quadriciclos nas praias do perímetro urbano de São Luis, será iniciada neste fim de semana. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a ação, que já é feita de forma rotineira, está sendo reforçada em cumprimento à Resolução 05/2012 do Conselho Estadual de Trânsito do Maranhão (Cetran) que proíbe o uso desse tipo de veículo em áreas urbanas e rurais, a não ser para prestação de serviços na área de segurança pública.

LEGISLAÇÃO

O condutor de quadriciclo que venha cometer a infração de trânsito, estará sujeito às penalidade e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções correlatas. Desse modo, ao quadriciclo apreendido circulando irregularmente nas vias, excetuando-se os casos previstos para a finalidade do sistema de segurança, será aplicado, no que couber, o que dispõe o artigo 262 do CTB.

Vale ressaltar que o Maranhão foi o primeiro Estado da Federação a proibir a circulação de quadriciclos em áreas públicas urbanas e rurais. Esses veículos, com características similares aos demais, são amplamente comercializados, mas circulam em praias (consideradas vias públicas) e áreas pavimentadas sem a documentação necessária, tais como o registro e licenciamento. E cabe aos órgãos executivos de trânsito dos municípios fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades cabíveis.

Com informações da assessoria.