Home Maranhão Maranhão é um dos 4 estados que podem estar vivendo 2ª onda da COVID-19, alerta Fiocruz

Maranhão é um dos 4 estados que podem estar vivendo 2ª onda da COVID-19, alerta Fiocruz

Maranhão é um dos 4 estados que podem estar vivendo 2ª onda da COVID-19, alerta Fiocruz

O último Boletim InfoGripe da Fiocruz, publicado na última quinta-feira (23), mostra que alguns estados brasileiros já podem estar enfrentando a chamada “segunda onda” da Covid-19, com a retomada do aumento de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Esse é o caso do Amapá, Maranhão, Ceará e Rio de Janeiro.

O levantamento usou como base os dados de internações por problemas respiratórios registrados entre os dias 12 e 18 de julho, disponíveis no sistema da Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde. Os pesquisadores observaram que, após atingir o pico e iniciar o processo de queda, o número de casos semanais voltou a subir nesses estados, configurando o que pode ser uma segunda onda.

“Os dados de SRAG continuam sendo fortemente associados à Covid-19, uma vez que, entre os casos com resultado positivo para os vírus respiratório testados, 96,7% dos casos e 99,1% dos óbitos retornaram positivo para o novo coronavírus”, disse o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes à Agência de Notícias Fiocruz. Com informações do Metrópoles.