Home Maranhão Aplicativo Salve Maria reforça enfrentamento à violência de gênero

Aplicativo Salve Maria reforça enfrentamento à violência de gênero

Aplicativo Salve Maria reforça enfrentamento à violência de gênero

Foi realizada nesta quinta-feira (23), na Secretaria de Segurança, reunião para tratar do início do uso do Aplicativo Salve Maria-MARANHÃO, mais uma ferramenta disponibilizada para potencializar o enfrentamento à violência de gênero e que se soma a outros canais, a exemplo da delegacia “online”, para denunciar a prática de crimes de gênero às forças policiais.

A implementação do aplicativo foi iniciada através de articulação da SSP Maranhão com o Sistema de Segurança Pública do Piauí, com a adequação de uso realizada pela Supervisão de Informática (SUINF) da SSP, sob o comando do EPC Jonathan, com destaque à Dra. Kazumi, Coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CODEVIM), que sinalizou a viabilidade do aplicativo e participou desde o início do projeto. Contamos também com a participação imprescindível da Cel. Augusta, Comandante de Segurança Comunitária (CSC) / Patrulha Maria da Penha, e do Cel. Luongo, Diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), com a gestão operacional das chamadas geradas no 190.

Cumpre destacar que a utilização do aplicativo reaz ao usuário a responsabilidade de baixar o App em seu celular, com preenchimento de dados pessoais, onde poderá acionar, em caso de urgência, um botão de segurança, dispositivo que vai gerar ocorrência georeferenciada, de forma imediata, para o atendimento no 190 (CIOPS).