Decreto flexibiliza retorno de cinemas e teatros em Imperatriz

Imperatriz autorizou esta semana por meio do Decreto n° 77, que faz alterações no decreto N°60/2020, flexibilização para o funcionamento de salas de cinema e teatros, realização de shows, celebrações promovidas por instituições religiosas, entre outros.

As novas medidas, que já estão em vigor desde o último sábado (11), não acarretam prejuízo às medidas adotadas pelo município para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Para garantir que não haja conflito entre as novas medidas decretadas e o combate ao vírus, o documento foi redigido levando em consideração o contínuo enfrentamento à pandemia, seguindo os termos declarados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e as recomendações expedidas pelo Ministério da Saúde.

No que diz respeito às instituições religiosas, todas as celebrações em locais físicos, devem observar, preferencialmente, que pessoas idosas e demais integrantes dos grupos de risco, participem de celebrações separadas dos demais, com horário exclusivo. É indispensável a aplicação de todas as recomendações sanitárias e de higienização para preservação da saúde dos participantes.

O decreto prevê o retorno das atividades dos teatros e salas de cinemas em locais e estabelecimentos físicos, com a ressalva de que se leve em conta a lotação do espaço, não sendo permitido exceder 50% da capacidade máxima de ocupação prevista no alvará de proteção e prevenção contra incêndio ou documento similar.

Ainda permanece vedada a comercialização de produtos, além de que deve se respeitar também à distância mínima entre os usuários e só será permitida a entrada de crianças com faixa etária superior a sete anos.