Vídeo mostra momento em que pescadores desaparecidos deixam o Porto do Braga

Um dos pescadores desaparecidos no município de Raposa, região metropolitana da capital maranhense, gravou um vídeo que mostra o momento em que ele e os dois companheiros Lucas dos Santos, 19 anos, e André Veras Silva, 38 anos, saem do Porto do Braga.

O vídeo foi gravado por Francisco José Pereira Araújo, 21 anos, conhecido como “Gugu Maranhão”. No vídeo, ele mostra parte da embarcação e diz que adora a pescaria. Ele também ressalta que naquele momento eles estão seguindo para pescar em uma local distante. Os três pescadores sumiram no último dia 25 de junho, depois de terem saído de Raposa em direção ao Farol de Santana, em Humberto de Campos.

Dias depois, um pescador do município de São José de Ribamar encontrou à deriva vários objetos do barco das vítimas. Na última quarta-feira (08), um outro grupo de pescadores encontrou nas proximidades da localidade Maruim a tampa de uma caixa de isopor e destroços de uma canoa.

BUSCAS

Após objetos da embarcação serem encontrados, o Centro Tático Aéreo (CTA) – que já havia percorrido cerca de 60 quilômetros em alto mar – decidiu redirecionar as buscas.

Um sistema de comando de incidentes foi montado na sede da Secretaria de Pesca do município de Raposa, que junto com a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e CTA, tem trabalhado em conjunto. As equipes foram espalhadas da Ilha de Maiaú até Tutóia, na tentativa de encontrar os pescadores. O centro de operações ainda não tem uma previsão para finalizar as buscas.