Home Política Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 entra em discussão na Câmara de São Luís

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 entra em discussão na Câmara de São Luís

Featured Video Play Icon

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís, economista José Cursino Raposo Moreira, acendeu o sinal de alerta na manhã desta quarta-feira (08), no plenário da Câmara Municipal de São Luís, ao detalhar aos vereadores o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, que deve ser votado na Casa até meados da próxima semana.

Segundo explanações do titular da pasta, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) revelou uma brusca retração na arrecadação do município da ordem de 9,30%, considerado um choque macro-econômico que subverte todas as previsões financeiras elaboradas para este ano.

Com isso, o cenário 2020/2021 é extremamente delicado para os cofres do município, não diferente de outras cidades do país por conta da Covid-19.

“Em termos de transferências, tivemos uma queda real, somente neste primeiro semestre, de 14,5%, comparada com anos anteriores. Se isso for mantido até o fim do ano, teremos dificuldades financeiras no ano seguinte”, relatou o secretário.

Com relação aos pagamentos de ITU e ISS o município também registrou uma perda bem abaixo dos R$ 50 milhões, gerando forte impacto na economia da cidade e na oferta de bens e serviços em obras para a população.