Home Notícias Saúde Pacientes do interior do MA ocupam 60% de leitos do Hospital de Campanha da capital

Pacientes do interior do MA ocupam 60% de leitos do Hospital de Campanha da capital

Featured Video Play Icon

O avanço da COVID-19 em todo o Maranhão tem refletido na ocupação do Hospital de Campanha, montado no pavilhão do Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. Atualmente, 60% dos leitos estão ocupados com pacientes que vieram do interior do estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital conta com 200 leitos, sendo 14 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 186 leitos para o atendimento de pacientes com baixa e média complexidade. Até 30 de abril, a capital concentrava quase 90% dos casos mas, hoje em dia, 53% dos contaminados estão no interior.

Para a infectologista Maria dos Remédios Carvalho, a interiorização da pandemia era esperada e a menor adesão às medidas de isolamento social nos municípios ajuda a complicar o quadro. Ressalta também que, por se tratar de uma doença nova e ainda sem vacina ou medicação própria, o combate passa por uma mudança de comportamento.

De acordo com a SES, o Hospital de Campanha deve continuar funcionando por mais 60 dias, podendo ter mudanças de acordo com o avanço da pandemia no Maranhão. O planejamento da SES é concentrar todos os pacientes com COVID-19 no local, até mesmo para garantir a retomada dos serviços hospitalares das outras unidades de saúde.