Home Maranhão Imperatriz PRF apreende 30m³ de madeira serrada sem documentação na BR-010

PRF apreende 30m³ de madeira serrada sem documentação na BR-010

PRF apreende 30m³ de madeira serrada sem documentação na BR-010

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu ordem de parada nesta quinta-feira (25) – no quilômetro 260 da BR-010, em Imperatriz – ao motorista de um caminhão trator Volvo/FH 440 com placas do Piauí, atrelado a um semi reboque Liberato, placa do mesmo estado.

Os PRF’s constataram de imediato que a carga transportada era madeira nativa serrada. Solicitados os documentos necessários para o transporte, o condutor afirmou não possuir qualquer documento, seja Nota Fiscal ou a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa.

Sobre a origem da madeira, ele afirmou que o caminhão foi carregado no Pará, em Ulianópolis, tendo como destino a cidade de Colinas, a 437 quilômetros da capital maranhense. Disse também que já foi flagrado em 2010, no município de Caxias, transportando madeira nativa sem guia florestal válida no mesmo veículo.

Realizada a cubagem da carga, chegou-se ao valor aproximado de 30 m³ de madeira nativa serrada em diferentes perfis: ripa, sarrafo, caibro e viga. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

O caminhão permanece retido na Unidade Operacional da PRF de Imperatriz à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).