Home Maranhão AGED vistoria abatedouro com registro no Serviço de Inspeção em Tutóia

AGED vistoria abatedouro com registro no Serviço de Inspeção em Tutóia

AGED vistoria abatedouro com registro no Serviço de Inspeção em Tutóia

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), através da Coordenadoria de Inspeção de Produtos Animais (CIPA), realizou a vistoria de um abatedouro frigorífico, situado no povoado Alto Alegre, zona rural do município de Tutóia, para aplicação de check-list de verificação das condições de higiene e de manutenção das instalações e equipamentos do empreendimento, que possuí registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). 

A ação de vistoria, desempenhada pelos fiscais da AGED/MA, visa garantir a qualidade higiênica sanitária de produtos de origem animal a população.

O check-list aplicado consta de 33 itens a serem vistoriados como banheiros, vestiários, salas de vísceras e abate, caldeiras e almoxarifados. Em cada item são avaliadas as condições de higiene e instalação dos locais, observando a manutenção e conservação de utensílios e equipamentos, a organização, as adequações e uso etc. 

A médica veterinária Ednilce Miranda, responsável técnica pelo estabelecimento, considera a ação muito importante. “As vistorias de estabelecimento de produtos de origem animal realizadas pela AGED/MA, com a aplicação de check-list, são importantes, pois identificam pontos críticos nos estabelecimentos que necessitam de correções e adequações para assegurar a qualidade higiênico sanitária e a garantir a segurança dos produtos de origem animal ofertados a população maranhense”, afirmou.

Através do Plano de Inspeção do SIE, a AGED/MA realiza, nos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual, vistorias para acompanhamento das instalações, fluxograma de abate e higiene operacional, compreendendo tanto a área interna como externa com intuito de avaliar não apenas os procedimentos operacionais, como também as condições de manutenção dos estabelecimentos.

É papel da AGED/MA assegurar a oferta de produtos de origem animal e vegetal com qualidade à população, por meio da defesa e inspeção agropecuária, atuando na preservação da saúde pública e do meio ambiente.