Home Notícias Saúde 214 municípios maranhenses tem casos confirmados de COVID-19

214 municípios maranhenses tem casos confirmados de COVID-19

Featured Video Play Icon

Ao todo, 214 municípios maranhenses tem casos confirmados do novo coronavírus, mas nem todos utilizam uma plataforma digital que disponibilize os dados oficiais para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo do sistema é diminuir a subnotificação da doença no Maranhão.

Em muitos portais, no auge da pandemia, a população não tinha acesso às informações sobre notificação de casos. As exigências do Ministério da Saúde para um número mais aproximado de registros forçaram os municípios a se informatizarem. Ainda assim, o Maranhão precisou criar a própria plataforma digital.

Nesta quarta-feira (24), o estado ultrapassou a marca dos 72 mil casos notificados da COVID, um número que pode ser ainda maior. Com o novo sistema, cada município precisa disponibilizar os dados diariamente na plataforma. Os municípios devem continuar informando ao Ministério da Saúde e agora ao estado sobre os casos notificados da COVID. Até agora, 194 municípios já acessaram a plataforma do estado.

Devido à falta de estrutura, em boa parte desses municípios o estado disse que tem realizado capacitações para as prefeituras.