“Ponto e Vírgula” entrevista presidente do TSE nesta quarta-feira sobre adiamento das eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, é o entrevistado desta quarta-feira (24) do “Ponto e Vírgula”, da Difusora 94,3FM, a partir das 18h. O programa vai contar com a apresentação dos comunicadores Leandro Miranda e John Cutrim, diretamente do estúdio da Difusora FM em São Luís, além de comentaristas Paulo Negrão e Ricardo Marques, de Imperatriz e Caxias, respectivamente.

Nesta terça-feira (23), o Plenário do Senado Federal aprovou, em dois turnos, em sessão remota, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 18/2020, que adia para 15 de novembro a data de realização do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. Pela proposta, o segundo turno do pleito ocorrerá no dia 29 de novembro. A PEC segue agora para análise pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos de votação.

Na sessão desta terça, o Senado aprovou o texto substitutivo apresentado pelo relator da matéria, senador Weverton Rocha (PDT-MA), ao conteúdo original da PEC nº 18, proposto por um grupo de senadores. 

Nos últimos meses foram ouvidos médicos infectologistas, epidemiologistas, biólogos e físicos para orientar o posicionamento do TSE quanto às datas em que se realizarão as eleições deste ano e o seu possível adiamento. Luís Roberto Barroso informou que, segundo esses especialistas, a partir de setembro a pandemia no Brasil já estará na sua curva descendente, o que permitirá a realização da votação em novembro com segurança para os eleitores e os servidores da Justiça Eleitoral.

O ministro Luís Roberto Barroso destaca que a alteração nas datas é um entendimento unânime de especialistas ouvidos pelo TSE. “O adiamento não era uma vontade política do TSE, mas o encaminhamento do entendimento uníssono de todos os médicos e cientistas que nós pudemos ouvir”, disse.