Home Maranhão Aulas serão retomadas no dia 1° de agosto; bares voltam a funcionar 29 de junho

Aulas serão retomadas no dia 1° de agosto; bares voltam a funcionar 29 de junho

Aulas serão retomadas no dia 1° de agosto; bares voltam a funcionar 29 de junho

Nesta sexta-feira (18), o governador Flávio Dino concedeu entrevista coletiva virtual sobre ações de combate ao novo coronavírus no Maranhão. Pela primeira vez desde o registro dos primeiros casos, o número de curados quase dobrou o de pacientes ativos com a COVID-19 no estado. A taxa de letalidade continua caindo e está abaixo da média nacional.

Como consequência da melhora nos índices, o governador manteve para o dia 22 de junho a reabertura das academias, seguindo todos os critérios sanitários, entre eles evitar aglomerações e aumentar a higienização dos aparelhos. Já bares e restaurantes voltam a receber clientes no dia 29 de junho, dependendo também da estabilidade dos números. Quanto ao setor da educação, o retorno das aulas agora é 1° de agosto.

Um calendário para os esportes também vai começar a ser estudado, segundo Flávio Dino, e já trabalha com algumas datas. Primeiro para o futebol, que poderá reiniciar os treinos no mês que vem. Os jogos poderão ser liberados em agosto.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Flávio Dino afirmou que o número de casos vem diminuindo, o que vai possibilitar a recolocação de leitos para outras finalidades. “600 leitos vazios seria anti-econômico. Não iria manter leitos vazios sabendo de outras patologias. Por isso está havendo a devolução de prédios privados. Pessoas mal intencionados divulgaram isso de forma errada, na verdade há redução de alguns leitos em São Luís e ampliação no interior no estado onde o coronavírus é mais forte”, explicou Dino.