Home Cultura Dia do Tambor de Crioula será comemorado com programação virtual

Dia do Tambor de Crioula será comemorado com programação virtual

Dia do Tambor de Crioula será comemorado com programação virtual

A programação contará com exposições, bate-papo, lives e quiz com prêmios para os internautas. As atrações podem ser conferidas no Instagram da Casa do Tambor de Crioula. A Casa do Tambor de Crioula é um espaço cultural destinado a exposições, apresentações, vivências, e de atividades de ensino e formação – oficinas de saberes tradicionais (ritmo/dança, confecção de indumentárias e de tambores, artesanato e outras formas de produção material e imaterial sobre a manifestação).

Registros históricos apontam que o Tambor de Crioula surgiu no começo do século 19. Os escravos organizavam as batucadas para aliviar o sofrimento que viviam durante o período de escravidão. Apenas dois séculos depois, em 1970, a brincadeira passou a ser tratada como dança típica e atração turística, mas até hoje é uma tradição que vem sendo passada de geração em geração.

A Lei nº 13.248 de 12 de janeiro de 2016 estabeleceu a data de 18 de junho como o dia do Tambor de Crioula. Em 2007, o Tambor de Crioula ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.