Home Maranhão Maio deste ano teve mais focos de queimadas que o mesmo período de 2019

Maio deste ano teve mais focos de queimadas que o mesmo período de 2019

Featured Video Play Icon

O mês de maio deste ano teve mais focos de queimadas que o mesmo período do ano passado. A preocupação é que a partir de agora se aproxima a estiagem, quando o número de ocorrências tende a aumentar.

As informações tem como base o monitoramento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). Entre os dias 16 e 31 de maio, foram registrados mais de 230 focos de queimadas no Maranhão. Em todo o mês de maio de 2019, foram 139 registros do tipo.

Mais de 90% das ocorrências esse ano, foram na área conhecida como bioma Cerrado, que inclui municípios como Grajaú, Mirador, Riachão e Carolina. O Maranhão ainda está no período chuvoso. Em breve, chega a fase de transição e a partir do segundo semestre, definitivamente, no período de estiagem, que é quando a situação se agrava e o quantitativo de queimadas, aumenta consideravelmente.

Como forma de tentar controlar os índices de queimadas no estado, a SEMA tem realizado diversas ações que tem como objetivo, principalmente, conscientizar a população.