Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde para 30 de junho. No Maranhão, desde o início da campanha, no mês de março, já foram aplicadas 1.372.558 doses, com cobertura vacinal de 78,30% do público-alvo no estado. A prorrogação do prazo para a vacinação é mais uma oportunidade para que as pessoas contempladas nos grupos prioritários possam receber a vacina influenza.

O Ministério da Saúde recomenda que as doses existentes nos municípios devem continuar sendo destinadas aos grupos prioritários já elencados. De acordo com a coordenadora do Departamento de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Halice Figueiredo, a prorrogação do encerramento da campanha visa garantir o alcance da meta de imunização.

“Atualmente, a campanha está na sua terceira e última fase, onde o público-alvo são professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos, porém, ressaltamos que esse período é também uma oportunidade para que as pessoas que fazem parte do público-alvo de todas as fases anteriores e que ainda não tomaram a dose, possam se imunizar”, explica Halice Figueiredo.

Fazem parte do público-alvo da campanha idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários; povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres no pós-parto até 45 dias e pessoas de 55 anos a 59 anos de idade.

No Maranhão a meta é imunizar 1.752.958 pessoas dos diferentes grupos prioritários. Entre os cinco municípios com melhor cobertura vacinal estão Brejo de Areia, Sucupira do Riachão, Igarapé Grande, Lago Verde e Lagoa do Mato com 100% de cobertura. Já os municípios de Boa Vista do Gurupi, Milagres do Maranhão, Governador Nunes Freire, São João do Caru e Santa Filomena do Maranhão, foram os que alcançaram em média 40% da cobertura. 

Em São Luís, onde a população a vacinar é de 320.933 pessoas, já foram 310.993 doses aplicadas, o que possibilitou a cobertura vacinal de 96,90%, ultrapassando a meta de 90% de imunização do público alvo estipulada pelo Ministério da Saúde.