Brasil autoriza lançamento de foguetes de empresas estrangeiras na base de Alcântara

O governo brasileiro quer tornar o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, competitivo mundialmente e um grande atrativo de recursos para o Brasil no setor espacial. 

Uma portaria da Agência Espacial Brasileira autorizou empresas privadas, nacionais ou estrangeiras, a lançarem foguetes, satélites ou outras cargas a partir da base de Alcântara, no Maranhão. Os interessados em fazer lançamentos do Brasil devem enviar documentos para análise.

No último fim de semana nos Estados Unidos, uma empresa privada, a Space X, fez uma parceria com a NASA e lançou um foguete tripulado. Em suas redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou sobre essa nova etapa na política espacial.

“O Brasil acaba de entrar no seleto grupo de nações que abrigam lançamentos de foguetes privados, como os da SpaceX. Após décadas, inicia-se nova fase de desenvolvimento, garantindo bilhões de reais ao país e região de Alcântara”. 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, comentou a importância do trabalho brasileiro. “O presidente Jair Bolsonaro congrega com essa ideia de que nós precisamos ter essas tecnologias estratégicas, ou seja, parte espacial, nuclear e segurança cibernética, como um todo, incentivadas. Isso é importante para soberania do País, importante para desenvolvimento econômico e social”