Home Maranhão São Luís Procon, Vigilância Sanitária e PM fiscalizam reabertura gradual do comércio

Procon, Vigilância Sanitária e PM fiscalizam reabertura gradual do comércio

Featured Video Play Icon

Fiscais do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Vigilância Sanitária e a Polícia Militar estiveram na Rua Grande, Centro de São Luís, na tarde desta segunda-feira (25). Na ação conjunta, as equipes verificaram o cumprimento das normas de abertura gradual do comércio na Rua Grande, em São Luís, as quais visam conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) na capital.

“Estamos dando continuidade às fiscalizações previstas no último decreto estadual, em parceria com Polícia Militar e Vigilância Sanitária, verificando tanto o cumprimento das normas de segurança sanitária daqueles que estão aptos a funcionar como também garantindo todas as outras determinações legais nesse funcionamento gradual”, explicou a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga. 

Além de permitir a abertura do comércio na capital por etapas, o Decreto Estadual n°35.831/2020 manteve normas específicas para cada seguimento de atividade e as  regras gerais para todas as atividades, como o uso das máscaras em locais públicos e privados de uso coletivo; limpeza das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, e o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas. 

Fiscalização

Nesta semana, além de estabelecimentos como supermercados, mercados, lojas de material de construção e de tecidos, foram autorizadas a funcionar pequenas empresas exclusivamente familiares, determinação que também está sendo fiscalizada. 

“Todas as instâncias de fiscalização estão em campo, orientando os comerciantes sobre os protocolos de segurança sanitária e orientando as pessoas sobre como obedecer ao decreto, garantindo principalmente o uso da máscara seja obedecido por toda a população”, explicou o superintendente da Vigilância Sanitária, Edimilson Diniz.