Home Maranhão Agência Espacial faz ação de enfrentamento à COVID-19 em Alcântara

Agência Espacial faz ação de enfrentamento à COVID-19 em Alcântara

Agência Espacial faz ação de enfrentamento à COVID-19 em Alcântara

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), realizam desde o sábado (16/05) a Ação Cívico-Social “Quarentena Solidária”. O objetivo é de oferecer apoio para a população alcantarense no enfrentamento à COVID-19.

Já foram entregues, no município de Alcântara, mais de 500 kits de higiene e limpeza às famílias residentes em sete agrovilas – assentamentos agrícolas – criadas por ocasião da instalação do CLA na década de 80. Cada kit entregue, contêm produtos como detergentes, desinfetantes, sabão em pó, sabonetes e álcool 70%. Entre outros itens essenciais na adoção de medidas pessoais de prevenção à doença causada pelo novo Coronavírus. No último sábado (16/05), 131 famílias das agrovilas Espera”, Ponta Seca e Cajueiro receberam as doações. No domingo (17/05) mais 101 famílias foram atendidas com a entrega dos kits nas agrovilas Só Assim e Pepital. As agrovilas Marudá e Peru também serão contempladas.

Ao todo, serão entregues mais de seis toneladas de produtos de higiene e limpeza, além de cestas básicas. Durante a distribuição, também foram entregues máscaras de proteção individual e informativos com orientações sobre a COVID-19, além da realização de descontaminação das vias públicas de Alcântara. Como parte da ação entre AEB e CLA, a população alcantarense também receberá campanhas de doação de sangue, para o Hemocentro de Pinheiro (MA), município polo da região, e de vacinação contra a Influenza A (H1N1).

“É de grande importância a ação porque as comunidades das agrovilas possuem pessoas que passam por dificuldades, ainda mais em um momento como esses. Sabemos que a situação causada pelo novo Coronavírus é complicada e muitas comunidades estão preocupadas. Algumas estão se isolando, adotando medidas para tentar evitar o contágio. Em função disso, muitos trabalhadores e trabalhadoras deixam de ganhar seu pão e acabam tendo dificuldades para ter a sua própria renda”, explica Josenilson Diniz Torres, Presidente da Associação da agrovila Só Assim.

Além do CLA participam da ação cívico-social o Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK), com apoio e suporte logístico, e o Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES AK), com triagens, orientações médicas, aferição de pressão arterial e de temperatura.