Home Maranhão São Luís alcança 90% da ocupação de leitos dedicados a pacientes com COVID-19

São Luís alcança 90% da ocupação de leitos dedicados a pacientes com COVID-19

Featured Video Play Icon

Números apontam que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão se esgotando. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde São Luís, tem apenas 11 leitos de UTI do Sistema Único Saúde (SUS) disponíveis para pacientes de COVID-19. Os números são da última sexta-feira, o que pode representar menos leitos ainda.

Chegou a 90% a ocupação de leitos dedicados a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus em São Luís. Atualmente, segundo o órgão, São Luís tem um total de 112 leitos exclusivos. Em relação ao número de leitos clínicos, a taxa de ocupação é de 60,29%. Ao todo, são 267 leitos clínicos na capital, o que corresponde a 161 leitos já ocupados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as cidades do interior do estado, as taxas de ocupação são menores. Segundo a Secretaria, a taxa é de 3,70%. Com relação aos leitos clínicos, o percentual é de 6,54%. Até esta sexta-feira (24), a rede estadual de saúde tinha 628 leitos dedicados unicamente a pacientes com Covid-19. Destes, 193 são de UTI, e 435, de enfermaria.

O governo do Maranhão informou neste domingo (26) que vai instalar, em até 45 dias, o primeiro hospital de campanha em São Luís, por conta do crescimento dos casos do novo coronavírus na capital maranhense. A unidade será localizada no Multicenter Sebrae e contará com 200 leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).