Home Maranhão Começa a remoção de carga de minério do navio Stellar Banner

Começa a remoção de carga de minério do navio Stellar Banner

Começa a remoção de carga de minério do navio Stellar Banner

A Marinha do Brasil informou que foi iniciada a operação de remoção de carga de minério do porão número 4 do navio mercante Stellar Banner. Essas operações seguem as orientações da análise técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Os órgãos e empresas envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com a brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação”, diz nota da Marinha do Brasil.

No início da semana foi finalizada a retirada e destinação do óleo combustível do navio mercante Stellar Banner. A última etapa da transferência de combustível foi encerrada na tarde no domingo (12), com o bombeio do óleo armazenado no HOS Brass Ring para o NM Stellar Iris.

“Durante todo esse processo não foi observado vestígios de poluição hídrica na área. As empresas envolvidas, autoridades marítima e ambiental prosseguem com a análise dos planos de salvatagem para as próximas fases, de forma a minimizar os riscos envolvidos na remoção da carga e reflutuação do NM Stellar Banner”, afirmou a Marinha do Brasil.

NM STELLAR BANNER

A embarcação ficou encalhada a cerca de 100 quilômetros da costa do Maranhão, com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro e 3,8 mil toneladas de óleo. O navio mercante sofreu fissuras no casco no dia 25 de fevereiro deste ano. As manchas de óleo que chegaram a ser identificadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) dispersaram; chegaram a ser calculados cerca de 333 litros.

Navios de apoio estiveram na área, eles foram usados para coletar dados e avaliações sobre a situação da água. Um inquérito com as causas do acidente, na época, tinha prazo mínimo de 90 dias para ser concluído.