Home Maranhão São Luís Iniciada a vacinação de funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade

Iniciada a vacinação de funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade

Iniciada a vacinação de funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade

A Prefeitura de São Luís continua ampliando a cobertura vacinal contra a Influenza/H1N1 e incluiu no cronograma de imunização profissionais do sistema carcerário e população privada de liberdade, doentes crônicos, além de seguir com a vacinação entre idosos a partir dos 60 anos e crianças (de 6 meses a menores de 6 anos) com nomes iniciados com as letras de K a Z e profissionais de saúde. Nesta terça-feira (14) vacinam crianças e idosos com nomes com iniciados com as letras M e N. No caso do sistema penitenciário, a vacinação será iniciada nesta quarta-feira (15), continuando até sexta-feira (17), sempre no horário das 8h às 12h. O trabalho reforça as ações de atenção básica colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

Na quarta-feira (15), será vacinado o público da Casa de Assistência ao Albergado e Egresso (CAAE), no bairro Monte Castelo. No dia seguinte será imunizado o público do Centro de Observação, Classificação e Triagem (COCT), do Complexo Penitenciário São Luís, em Pedrinhas. Já na sexta (17), será a vez dos profissionais da Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal no Maranhão – BR-135.

Os doentes crônicos também foram incluídos na cobertura vacinal contra a gripe, nesta semana. A imunização está ocorrendo desde esta segunda-feira (13), nos 12 postos de vacinação montados em escolas pela Prefeitura de São Luís. Neste caso, será requisitada do paciente a comprovação da doença crônica, por meio de receita de uso contínuo ou relatório médico.

“O trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, visa proteger o máximo possível de pessoas nesta campanha. Atingimos nossa meta em dois públicos-alvo e o objetivo é superar metas nos demais públicos”, disse o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, referindo-se aos 96.737 idosos imunizados e  aos 35.629 profissionais da área da saúde já vacinados. 

Os caminhoneiros, que foram imunizados na semana passada, também receberam doses de vacina nesta segunda-feira (13), no posto Valen, localizado na Vila Maranhão BR-135. Para receber a imunização, bastou apresentar CNH de categoria correspondente. Na semana passada, os caminhoneiros puderam ser atendidos em postos de vacinação montados especialmente ao longo da entrada da cidade na BR-135, por três dias seguidos, respectivamente nos postos Jumbo, Magnólia 2000 e Paizão.

A vacinação exclusivamente para idosos continua a ser realizada em sistema de drive thru montado no ginásio Castelinho, Outeiro da Cruz, também seguindo o cronograma de ordem alfabética. Lembrando que nas unidades escolares, os idosos estão sendo atendidos no período da manhã (de 8h ao meio dia) e as crianças no período da tarde (de 13h às 17h).

Neste caso, as pessoas cujos nomes iniciam com as letras K, L e M vacinaram segunda-feira (13). Nesta terça-feira (14), prosseguem a vacinação os que tiverem nomes que iniciem com a letra M e N. Os que têm nome começado com O, P e Q vacinam na quarta (15). Já os que que começam com R, S e T vacinam quinta (16) e os com os nomes iniciados com as letras U, V, W, X, Y e Z vacinam na sexta-feira (17).