Editais garantem reforço às atividades do setor turístico maranhense

Hotéis, restaurantes e guias de turismo serão beneficiados com ações de reforço ao setor, promovidas pelo Governo do Estado. O objetivo da medida é amenizar os impactos causados no ramo, após a suspensão de voos e atividades turísticas, por conta do novo coronavírus no país. Foram lançados editais contemplando serviços de hospedagens, guias turísticos para realização de city tours online, profissionais do artesanato e empresas para fornecimento de refeições, na capital e interior do Maranhão. 

O secretário de Estado do Turismo (Setur), Catulé Júnior, enfatizou que deve-se ter o sentimento de esperança, serenidade, equilíbrio e união para enfrentar a crise da pandemia e manter o planejamento e organização de apoio aos setores. “Estamos em momento crítico dessa pandemia e o Governo do Estado vem adotando medidas de apoio a diversos setores, incluindo o setor turístico de todo o Maranhão. Os editais publicados têm a intenção de apoiar todos os que fazem o trade turístico do Estado e amenizar os efeitos dessa crise”, pontuou o gestor. 

O edital Tour Ilha do Tesouro vai adquirir 600 diárias, incluindo hospedagem e café da manhã; além de credenciar restaurantes para fornecer 2,4 mil refeições no almoço ou jantar. Voltado para o setor turístico de São Luís, as diárias vão ser concedidas a alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública do interior do estado à oportunidade de conhecer os principais atrativos históricos e culturais de São Luís.

Com o edital Desvenda Maranhão, o Governo vai aquirir diárias em hotéis de Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Carolina e Riachão – contemplando os polos turísticos Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas. As hospedagens serão utilizadas após a pandemia e incluirão hospedagem com café da manhã, totalizando 400 vouchers.

Guias de turismo vão poder trabalhar a partir da promoção de city tour online, onde apresentam os principais atrativos turísticos nos polos de São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas, com o edital City Tour de Encantos. Os profissionais gravarão roteiros online que serão divulgados nas redes da Setur. O guiamento via internet vai oportunizar à população maranhense conhecer mais das belezas e atrativos locais, sem sair de casa.

Em apoio aos artesãos maranhenses, o edital Nosso Artesanato pelo qual o Governo vai comprar duas mil peças de artistas locais. São trabalhos em cerâmica, azulejaria, bordado, souvenirs em couro, biojoias e demais itens que fazem referência à cultura maranhense. As peças vão compor um kit promocional de divulgação do destino Maranhão que será distribuído em eventos e recepções a visitantes. O resultado dos editais será divulgado dia 13 de abril.