MA está em situação de alerta pelos quase 300 casos de dengue

O Ministério da Saúde incluiu o Maranhão na lista de estados em situação de alerta para casos de dengue. A preocupação é com um possível aumento dos registros da doença ainda neste primeiro semestre.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, já foram registradas duas mortes por dengue na capital maranhense. No ano passado, o órgão contabilizou apenas uma morte.

Só este ano, até o mês de março, a vigilância epidemiológica de São Luís registrou 297 casos de dengue, 15 de chikungunya e 37 de zika vírus. A pandemia da COVID-19 alterou a rotina de controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Por conta do Decreto de isolamento social, as visitas domiciliares dos agentes de endemias estão suspensas e a Vigilância Epidemiológica do município está trabalhando apenas com a nebulização espacial e, por isso, chama a atenção para a importância da colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito.

Em 2019, São Luís contabilizou 1.039 casos de dengue, 183 de chikungunya e 262 de zika. Este ano, os bairros que apresentam mais casos são a Cidade Olímpica, Coroadinho e Centro.