Home Notícias Educação MEC oferece 50 mil vagas em cursos para estudantes de licenciatura

MEC oferece 50 mil vagas em cursos para estudantes de licenciatura

MEC oferece 50 mil vagas em cursos para estudantes de licenciatura

Estudantes de licenciatura poderão se inscrever e participar de cursos de extensão em Português, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação sem sair de casa. São, ao todo, 50 mil vagas. 

As inscrições podem ser realizadas até 20 de abril pela Avamec, plataforma on-line do MEC. Basta se cadastrar na ferramenta e informar dados pessoais e escolher o curso desejado.

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, apesar de poder ser realizado por qualquer interessado, os cursos têm por objetivo auxiliar a formação continuada de professores e estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática, Português e de Pedagogia. 

Segundo o professor Gilson Oliveira Barreto, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) da UFG, os participantes podem iniciar as aulas na hora da inscrição e cada curso tem 60 horas de duração. Na plataforma do MEC estão disponíveis dados da ementa, os objetivos, a metodologia e o conteúdo dos cursos. 

No material para estudantes de Português, são abordados desde os conceitos básicos de texto, passando pelos processos e desafios da leitura e da escrita, até chegar a níveis mais avançados de interpretação e de escrita no meio acadêmico. Já o curso de Matemática, apresenta e discute conteúdos fundamentais para a área, como conjuntos numéricos e as operações fundamentais, potenciação e radiciação, equações e funções.

O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação tem o objetivo de oferecer suporte técnico e também desencadear uma série de reflexões que servirão de base e fundamentação para leitura e estudo de pessoas interessadas nessa área. Os conteúdos apresentam o cenário atual dos recursos tecnológicos e as possibilidades propiciadas por esses recursos para fazer uso dos potenciais de suas ferramentas tanto para realizar leituras e estudos quanto para desenvolver produções intelectuais.

Ao final do curso, o aluno que cumprir todos os requisitos tem direito a um documento declaratório de que cumpriu aquela carga horária. O certificado poderá ser utilizado na rede de ensino para a progressão profissional e ajudar o estudante na carreira ou na universidade para comprovar que efetivamente realizou curso e atingiu as horas exigidas. 

A plataforma – O Avamec é um sistema on-line que permite a concepção e a administração de cursos a distância. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em parceria com o LabTIME, a ferramenta faz parte do programa Educação Conectada, que tem como um dos objetivos fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Com informações do Ministério da Educação.