Home Notícias Economia Declaração de IR prorrogada por mais 60 dias; Receita no MA já recebeu 129 mil

Declaração de IR prorrogada por mais 60 dias; Receita no MA já recebeu 129 mil

Declaração de IR prorrogada por mais 60 dias; Receita no MA já recebeu 129 mil

A Receita Federal prorroga por 60 dias o prazo de entrega da declaração do IRPF 2020.
Também foi retirada a exigência de se informar o número do recibo de entrega da última declaração de ajuste anual. Historicamente, há contribuintes que se dirigem às unidades da Receita para obter o número do recibo da última declaração, seja porque perderam a versão impressa, seja porque não possuem mais acesso à mídia ou ao computador em que estava armazenado o recibo.

A alteração do prazo para 30/06 e a retirada da exigência da informação do número do recibo visam contribuir com o esforço governamental de diminuir a propagação do novo coronavírus. As medidas são uma forma de evitar eventuais aglomerações de contribuintes tanto no atendimento da Receita, como também nas empresas ou instituições financeiras que fornecem informes de rendimentos, nos escritórios de profissionais e ainda, nas entidades que prestam auxílio no preenchimento das declarações.

Como consequência da prorrogação do prazo, a data permitida para o débito automático da 1ª cota, em vez de 10 de abril será 10 de junho.

É importante que as pessoas aproveitem esse período em que estão em casa para separar os documentos e fazer logo a declaração, mesmo porque quem entrega antes tem prioridade na fila de restituição. E esse dinheiro, inclusive, pode ser muito bem-vindo como reforço no orçamento pessoal, familiar, nesse contexto difícil enfrentado pelo país.

BALANÇO DE ENTREGAS DAS DECLARAÇÕES

No Maranhão, foram recebidas até às 9h40 de hoje (3/4) 129.105 declarações. A expectativa é de que sejam entregues até o final do prazo cerca de 405 mil declarações em todo o estado.

No Brasil, já foram enviadas mais de 9,2 milhões de declarações, sendo que a expectativa nacional é de 32 milhões de declarações