Home Maranhão Secretário de saúde diz que MA já tem casos de transmissão comunitária

Secretário de saúde diz que MA já tem casos de transmissão comunitária

Featured Video Play Icon

No Maranhão, já existem casos de transmissão comunitária de coronavírus, quando não é mais possível detectar a origem da infecção. No estado também começou a ser adotado protocolo específico para sepultamentos.

A coletiva foi conduzida por representantes da saúde das três esferas: União, estado e município. Uma demonstração de que, no combate ao novo coronavirus, será necessária uma interação das ações.

Durante a entrevista também foi detalhada toda a estratégia, para impedir que pacientes com outras enfermidades, sejam contaminados pela COVID-19. Para isso, o Estado passa a ter Hospitais blindados. Serão 07 unidades, que não deverão receber pacientes com suspeitas do novo coronavírus.

São Luís contará ainda com mais de 50 unidades de saúde, destinadas ao atendimento de casos leves de problemas respiratórios. Além de todas essas medidas, o Hospital Universitário está sendo preparado para o atendimento de pacientes em situação grave, por COVID-19.

Assim como já ocorreu em outros países e até em alguns estados brasileiros, o Maranhão adotou nesta segunda-feira, um protocolo especifico para casos de sepultamentos. Ele será executado quando pessoas morrerem com diagnostico confirmado ou quando houver suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.