Home Maranhão São Luís SAMU já recebeu quase 16 mil chamados somente em março durante pandemia

SAMU já recebeu quase 16 mil chamados somente em março durante pandemia

Featured Video Play Icon

Quase dobrou o número de ligações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na região metropolitana, nos últimos dias. Para atender também aos casos mais graves, ambulâncias estão sendo modernizadas. Muitas dessas ligações são de pessoas com sintomas de síndromes gripais.

Desde que começou a pandemia do novo coronavírus, a rotina dos profissionais de saúde no SAMU também mudou. Para os casos suspeitos da COVID-19, segundo o diretor técnico Michael Marques, a roupa utilizada durante os chamados é descartável e cobre o rosto e todo o corpo. Os procedimentos de prevenção são adotados a cada saída da equipe.

Em um único dia, o SAMU de São Luis e parte da região metropolitana já chegou a receber mais de 900 chamados durante a pandemia. No mês de março, mais de 15.800 mil pessoas solicitaram os serviços.

Em São Luis, 14 equipes têm atendido esses chamados, mas é fundamental que as pessoas saibam em que momento devem acionar esse serviço. Na Unidade de Suporte Avançado, que é usada nos casos mais graves de suspeita de coronavírus: um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista formam a equipe.