Home Notícias Saúde MA registra aumento de quase 80% no número de leitos em UTI’s

MA registra aumento de quase 80% no número de leitos em UTI’s

Featured Video Play Icon

O Maranhão registrou um aumento de quase 80% no número de leitos em UTI’s. Novas unidades devem estar disponíveis a partir da semana que vem.

Os dados são da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e mostram um aumento de 76,9% no número de leitos em UTI’s no estado entre 2009 e 2020. O número de ventiladores pulmonares no MA também saltou de 397 para 1064 no período. Equipamentos fundamentais no combate ao número de mortes provocadas pelo novo coronavírus.

A Secretária de Estado da Saúde vem ampliando ainda mais a capacidade de atendimento. Segundo o secretário Carlos Lula, a projeção é de que em 15 dias o estado possa estar com um número bem maior de casos confirmados de COVID-19. Atualmente, são mais de 100 leitos de UTI reservados para casos da doença. A partir de segunda-feira (30) serão mais 80 do Hospital de Unidades intensivas.

O presidente da Comissão de Direito a Saúde da OAB-MA, Pedro Corrêa, considera importante o aumento na quantidade de leitos no estado, mas teme que ainda assim faltem vagas para atender a todos.