Barreira sanitária é instalada no aeroporto de São Luís e Imperatriz

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalou, nesta sexta-feira (20), uma barreira sanitária no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. A barreira é mais uma medida de prevenção e controle para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19. Após o pedido do Governo do Maranhão, a Justiça Federal autorizou a ação.

A SES adotou, ainda, as medidas necessárias à aferição de temperatura corporal dos passageiros, bem como a triagem dos passageiros conforme Plano Estadual de Contingência do novo coronavírus (Covid-19).

Por decisão da Justiça Federal, emitida quinta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Infraero cumpriram a medida, possibilitando que o Governo do Maranhão efetuasse a implantação da barreira sanitária no aeroporto. A ação será estendida para o aeroporto de Imperatriz, prevista para iniciar neste sábado (21).

“A barreira sanitária tem o objetivo de promover orientação àqueles passageiros que chegam na cidade, identificando casos sintomáticos e fazendo o devido encaminhamento como, por exemplo, isolamento domiciliar, encaminhamento para ao Centro de Testagem ou direcionamento à unidade de saúde de referência. Os passageiros serão abordados por uma equipe de saúde que estará de plantão 24 horas por dia. A medida adotada pelo Governo do Estado visa garantir mais segurança à população do Maranhão diante do cenário desafiador que estamos vivenciando”, afirmou o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Silva Diniz.