Home Notícias Saúde Mulher que foi ao Japão segue em isolamento com suspeita do novo coronavírus

Mulher que foi ao Japão segue em isolamento com suspeita do novo coronavírus

Mulher que foi ao Japão segue em isolamento com suspeita do novo coronavírus

Dois casos do novo coronavírus foram considerados suspeitos, até o momento, no Maranhão. Um deles foi logo descartado, o de uma mulher de 49 anos que chegou da Itália, apresentou os sintomas e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. Ela foi diagnosticada com Influenza A e segue sob observação no hospital Carlos Macieira.

O outro caso segue sob investigação, o de uma jovem de 22 anos que esteve no Japão e também apresentou sintomas. Ela foi colocada em isolamento na UPA do Itaqui-Bacanga. Amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Sobre os casos, o Secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, afirma que não há motivos para pânico. Todos os protocolos exigidos estão sendo cumpridos de forma conjunta entre as secretarias.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou que a rede estadual está preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do novo coronavírus. Disse que tem feito o monitoramento diário do caso, por meio do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS) e que a paciente está em isolamento domiciliar, apresentando boa evolução, sem febre ou tosse.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) enviou, no sábado (29), a coleta da amostra para exame para o Instituto Adolfo Lutz. Veja abaixo a nota: