Home Maranhão Marinha estabelece Gabinete de Crise para avaliar danos e salvatagem de navio

Marinha estabelece Gabinete de Crise para avaliar danos e salvatagem de navio

Marinha estabelece Gabinete de Crise para avaliar danos e salvatagem de navio

A Marinha do Brasil instaurou um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente envolvendo o navio mercante MV Stellar Banner. A Marinha também estabeleceu um Gabinete de Crise na Capitania dos Portos do Maranhão, em São Luís, no Comando do 4° Distrito Naval, em Belém, e no Comando de Operações Navais, no Rio de Janeiro, para tratar os possíveis danos ambientais advindos do encalhe da embarcação e dos planos de desencalhe e salvatagem para a retirada da embarcação do local.

O navio está encalhado, após apresentar um problema nas proximidades da Baía de São Marcos, a cerca de 100 quilômetros da capital maranhense. Carregado com minério no porto da Ponta da Madeira no início da semana, a embarcação pertence à empresa Vale e seguia para a China.

A avaria foi registrada na proa do navio, que precisou ser evacuado. Quatro rebocadores se deslocaram em direção ao navio mercante para coletar mais informações e prestar apoio. Vinte tripulantes permanecem em segurança na área à bordo dos rebocadores.

Em nota, a operadora portuária Vale informou que está atuando com suporte técnico operacional, com o envio de rebocadores e colaborando com autoridades marítimas.