Home Notícias Saúde “Bloco da saúde” faz testes rápidos de HIV durante ação na Vila Embratel

“Bloco da saúde” faz testes rápidos de HIV durante ação na Vila Embratel

“Bloco da saúde” faz testes rápidos de HIV durante ação na Vila Embratel

Testes rápidos de HIV foram realizados na manhã desta quarta-feira (19) durante ação da Unidade de Saúde da Vila Embratel, localizada próximo ao Residencial Paraíso.

Profissionais da unidade, conhecida popularmente como Posto Paraíso, deram ainda orientações para a redução das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Segundo a coordenadora da Unidade Básica de Saúde, a enfermeira Joselia Seixas Moraes, uma nova ação está prevista para o Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

O que são IST

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Como é a prevenção das IST

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

Importante ressaltar que existem vários métodos para evitar a gravidez; no entanto, o único método com eficácia para prevenção de IST é a camisinha (masculina ou feminina). Orienta-se, sempre que possível, realizar dupla proteção: uso da camisinha e outro método anticonceptivo de escolha. A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde. Com informações do Ministério da Saúde.