Home Maranhão Toneladas de lixo e esgoto são despejados diariamente em rios da capital

Toneladas de lixo e esgoto são despejados diariamente em rios da capital

Featured Video Play Icon

Os dois principais rios que cortam São Luís estão em um estado crítico de poluição. Muita sujeira e esgoto são despejados diariamente nos mananciais da cidade, o que compromete a qualidade de vida da população.

Os rios Anil e Bacanga compõem a hidrografia de São Luís e, juntos, são os dois principais rios que atravessam a capital. Mas o estado de conservação alerta para a necessidade de intervenções urgentes. O instrumento tem como objetivo assegurar aos rios a qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinados, além de diminuir os custos de combate à poluição mediante ações preventivas permanentes.

Além da questão da preservação ambiental, a falta de alinhamento entre órgãos públicos, usuários e sociedade civil organizada prejudica a saúde e a qualidade de vida de comunidades inteiras que tiram o sustento dos rios.

Com doze bacias hidrográficas no Maranhão, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informou que a conclusão do enquadramento transitório dos rios Bacanga, Tibiri, Ribeira, Pedrinhas e Anil está prevista para março do ano que vem.